flash

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOÃO DOS PATOS TEM CRESCIMENTO DE ÍNDICES NOS ÚLTIMOS ANOS

Resultado de um trabalho em equipe que caracterizou toda a regional nos últimos anos tem efeito positivo

         Empenho, motivação e dedicação são palavras que distinguem bem o trabalho desenvolvido pela Unidade Regional de educação de São João dos Patos nos últimos anos. Desde o resultado alarmante da média do CE Aquiles Lisboa em 2011, muitos esforços tem se acentuado por parte de cada aluno, professor e gestor nas escolas jurisdicionadas, buscando melhores resultados. Foi o que fez a escola citada. A 120 km de São João dos Patos, o CE Aquiles Lisboa ficou conhecido nos últimos anos pela capacidade de superação, que rendeu do conhecimento Nacional pela pior nota do ENEM em 2011, ao reconhecimento pela superação que veio a 2013 com os índices do SAEB ( Sistema Brasileiro de Avaliação da Educação Básica) onde atingiu a terceira maior nota do Estado, superando algumas escolas tradicionais do Maranhão. 

Fonte: SEDUC/INEP

          É bem justo o resultado, pela capacidade de recomposição psicológica e profissional na Unidade de Ensino, e, apoio da Unidade Regional de Educação e SEDUC, seguida de pais, alunos e comunidade. 
                Planejamento, empenho, união e determinação são palavras chave que bem representaram a Equipe, orquestrada pela Gestora Leia Barbosa da Silva além da gestora adjunta da época,Raimunda Gomes Carneiro e da Supervisora Rita de Cássia Melo Coutinho. "Gostaríamos de sermos reconhecidos também pelo nosso Sucesso, não apenas pelo fracasso de 2011, marcado pela visita da imprensa, que não voltou anos visitar em 2013."
Aluna Erislane na Assembleia

        Contudo, o feito alcançado não foi suficiente para a vontade de crescer do CE Aquiles Lisboa, pois a mesma, obteve a maior média no ENEM na Regional, atingindo 497,05 contra 383,71 em 2011. Foram mais de 100 pontos na média, valores nada elementares, e dignos de serem muito bem reconhecidos. 
                 Em 2015, todos os Simulados Regionais aplicados nas escolas jurisdicionadas apontam a escola em primeiro lugar nos índices.

A URE e os resultados

                Nos últimos anos a Unidade Regional de Educação de São João dos Patos não tem somado esforços em ações para a melhoria dos índices, como:
  • Formação de gestores através do Programa GN-10 e SIAMA;
  • Apoio à elaboração e implementação de Projetos Escolares com recursos direto na conta da Escola;
  • Implantação de Projetos no âmbito Federal como Programa Ensino Médio Inovador, Mais Educação e Mais Cultura;
  • Apoio e Incentivo ao Protagonismo Estudantil com a orientação de Estudantes e consequente aprovação de 7 jovens para Parlamento Jovem Brasileiro e Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM);
  • Realização de Conferências Regionais e Internacionais do PJM. 
  • Realização de Simulados e consequentemente reflexões pedagógicas a cerca dos resultados, propiciando a docentes e equipe pedagógicas ao desenvolvimento de estratégias para a melhoria da prática docente;
  • Criação do Blog como canal de comunicação;
  • Realização de Mega-Revisão para alunos de toda a URE de São João dos Patos;
  • Ampliação de 4 (quatro) para 16 (dezesseis) pólos de Educação a distância e profisisional;
  • Distribuição tablets e orientação de professores para o manuseio;
  • Equipamentos para escolas como estações de energia elétrica, carteiras escolares, fardamentos, kits escolares, televisores, aparelhos de ar condicionados;
  • Projetos de Reforço Escolar;
  • Implantação das Diretrizes Pedagógicas Estaduais de Educação;
  • Reordenamento do Ensino Médio e Municipalização do Ensino Fundamental;
  • Redistribuição de professores para sanar défcit e falta de aulas;
  • Formação de professores através do Pacto Nacional de Apoio ao Ensino Médio;
  • Reformas de escolas e Inauguração das novas instalações do CE Marieta Sá em Sucupira do Riachão;
  • Parceria com as Prefeituras principalmente no quesito transporte para o translado de equipamentos São Luis- São João dos Patos;  
  • Formação de Professores de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa;
  • Eleição para Gestores Escolares;
  • Implantação do Programa de Avaliação Própria Estadual (AVALIA MARANHÃO);
  • E diversas ações disponíveis em relatório.
Veja Relatório Completo em: Relatório 2011-2014

            Além do trabalho desenvolvido pela SEDUC, através da URE de São João dos Patos, o apoio e determinação de todos os profissionais da Região. Toda essa gama de esforços gerou os resultados descritos nos gráficos abaixo.



            Outro fato que destaca a URESJP é o pioneirismo quanto a Eleição dos Jovens Parlamentares Juvenis do Mercosul até então, todos foram eleitos da Regional de São João dos Patos.

          Esperamos que a URE de São João dos Patos continue crescendo na mesma proporção nos próximos anos, lembrando, que hoje, 08 de janeiro é uma data simbólica, pois milhões de jovens de todo o país estão recebendo seus resultados adquiridos com o Exame Nacional do Ensino Médio.

            Com a divulgação das notas individuais do ENEM 2015 ainda não é possível saber a média por escola, Unidade Regional ou Estado, que deverá ocorrer entre os meses de agosto e outubro, mas aguarda-se um bom Resultado e crescimento das médias e do número de participantes, por escola e de escola, uma vez que o Governo do Estado vem empreendendo todos os esforços necessários para o bom andamento da educação, como o concurso público para 1.500 professores e implantação automática do Piso.
               
            Em 2016 a turma de IDEB nota 5,2 do CE Aquiles Lisboa fará o ENEM e promete dar mais uma guinada nos resultados da escola e da URE. Esperamos  que estes logrem bastante êxito e se superem, pois só a Educação é capaz de construir uma nação digna e livre de injustiças, enfim, construir um Maranhão de todos nós! 

Sucesso a todos e avante URE!

Nenhum comentário: