Foi anunciado para o segundo semestre de 2016 a abertura do curso de Medicina na cidade de Picos. A solicitação foi feita ao Ministério da Educação e o curso foi autorizado dede 2013.
O processo de seleção de professores foi aberto pela Universidade Federal do Piauí e as notas do Enem de 2015 poderão ser utilizadas para concorrer ao SISU 2016.2 (Sistema de Seleção Unificada), referente a 30 vagas do segundo semestre.
Um dos principais empecilhos para implantação do curso, que era a estrutura de um hospital escola para a atuação prática dos estudantes, foi solucionado. O Governo do Estado do Piaui assinou um termo que garante a abertura dos leitos necessários no novo hospital para a fase de estágios, que inicia dois anos após a abertura do curso. Além disso, foi pactuado o uso de leitos credenciados do SUS na rede complementar e outros leitos da rede de assistência de saúde mental.
A expansão das vagas para a formação de médicos faz parte do Pacto Nacional pela Saúde, que busca aumentar o número de médicos no país.
“A ampliação da formação de médicos vai contribuir para suprir a carência de profissionais de saúde no Brasil”, disse o deputado federal Assis Carvalho, que também participou da luta para levar o curso para Parnaíba e Floriano, além de ampliar as vagas para Teresina. Em Parnaíba, o curso iniciou em 2014 pela UFPI e este ano começa em faculdade particular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário